TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 30 de julho de 2009

DIÁRIO DE NATAL

DIÁRIO DE NATAL

JOVENS IDEALISTAS FUNDAM O DIÁRIO

JOVENS IDEALISTAS FUNDAM O DIÁRIO

No início da II Guerra Mundial, em 1939, um grupo de jovens idealistas, Valdemar Araújo, Aderbal de França, Djalma Maranhão, Rivaldo Pinheiro e Romualdo Carvalho, fundam O DIARIO, que circulou pela primeira vez em 18 de setembro de 1939 com dois grandes objetivos: combater o nazi-fascismo de Hitler e Mussolini e ser, ao mesmo tempo, um porta-voz dos problemas e das angústias do povo norte-rio-grandense.Nesta época Natal tinha apenas dois jornais "A Ordem" e a "A República".

Nascia assim este jornal, que naquela época não tinha máquinas próprias, nem prédio e nem redação. O jornal era redigido, composto e impresso nas instalações de A República, seus fundadores possuíam apenas o título registrado devidamente no Departamento de Imprensa e Propaganda- DIP.

DESDE O INÍCIO O DIÁRIO TEVE BOA ACEITAÇÃO JUNTO AO LEITOR

Naquele ano, a cidade de Natal tinha cerca de 60 mil habitantes que mantinham-se atualizados através das emissoras de rádio nacionais e da BBC de Londres. O noticiário veiculado no Diario (o título era impresso sem acento no "a") dava maior destaque aos acontecimentos da II Guerra, divulgados especialmente na coluna de Rivaldo Pinheiro (Diário da Guerra).

Apesar de ao longo dos anos ter conquistado uma boa aceitação junto ao público leitor, as dificuldades financeiras enfrentadas levaram seus fundadores a vender a empresa ao sr. Rui Moreira Paiva.

DIÁRIO PASSA A INTEGRAR A CADEIA DOS ASSOCIADOS

Antevendo que Natal entraria em retrocesso econômico quando a II Guerra terminasse, o sr. Rui Moreira convenceu-se de que seria muito difícil continuar editando o jornal. Por isso, começou a pensar em vendê-lo. Nesta época, Assis Chateaubriand estava expandindo em todo o Brasil a cadeia de Diários e Rádios Associados. Desta forma, em janeiro de 1945 O DIARIO passa a integrar a cadeia dos Associados, tendo como superintendente Edilson Cid Varela.

Em 04 de março de 1947 o jornal passa a se chamar DIÁRIO DE NATAL. Em 29 de julho de 1954, Edilson Varela lança na praça um novo jornal dos Associados - O POTI. Este novo jornal circulava pela manhã, enquanto o Diário de Natal continuava vespertino.

POTI - EDIÇÃO DOMINICAL DO DIÁRIO DE NATAL

No dia 05 de abril de 1956, Edilson Varela deixou a direção dos dois jornais associados e José Cavalcanti Melo assume a direção.

Entre 07 de dezembro de 1957 até 28 de maio de 1958, a direção do jornal passa a ser ocupada por Nelson Dimas Filho. Em 29 de maio de 1959 tem início uma nova fase, quando Luiz Maria Alves passa a responder pela direção das empresas associadas em Natal.

Foi durante a administração de Luiz Maria Alves, em 02 de novembro de 1958, que O POTI passa a circular somente aos domingos. O Diário de Natal por sua vez continuou circulando de segunda-feira ao sábado.

Uma mudança significativa acontece em 1967, quando o jornalista Dorian Jorge Freire, então chefe de redação, implantou a técnica de diagramação, uma inovação para a época.

LUIZ MARIA ALVES REVOLUCIONOU COM O SISTEMA OFF-SET DE IMPRESSÃO

Do ponto de vista gráfico, o jornalista Luiz Maria Alves iniciou a década de 70 fazendo uma verdadeira revolução no Diário de Natal, com a introdução do sistema "Off-Set" de impressão, que na época era a tecnologia mais avançada disponível no Brasil. A inauguração oficial do novo sistema de impressão ocorreu em 12 de junho de 1970, em uma solenidade no prédio da Avenida Deodoro da Fonseca, atual sede das empresas associadas.

Estiveram presentes a solenidade Paulo Cabral de Araújo, na época Diretor Geral dos Diáarios Associados, o governador de São Paulo Roberto de Abreu Sodré, o governador do Estado Mons. Walfredo Gurgel,entre outras autoridades.

Com a nova impressão, o DN passou a ser matutino em 01 de setembro de 1970. Luiz Maria Alves deixa a direção das empresas em 28 de abril de 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs